O Todo-Poderoso From Dust

O jogo From Dust é um título único que irá cativar todos os jogadores que gostam de manipular os elementos físicos. Neste jogo, você é o Deus de uma tribo, o princípio da humanidade. O objetivo é acudir os elementos da sua tribo e ajudar cada um deles a chegar ao seu destino, uma viagem através de portais para que possam alcançar a sabedoria dos anciãos.

Existem diversos poderes que vai poder ganhar ao longo do jogo e que lhe permitem controlar cada um dos elementos: ar, terra, água e fogo. Para cada um destes elementos existem dois tipos de poderes, os quais variam em função do tipo de elemento. No entanto, para poder executar o seu controlo, é necessário que a sua tribo construa uma aldeia em torno do monumento, ou totem, correspondente. Caso perca essa aldeia, por alguma razão, geralmente devido aos elementos, terá que a retomar para voltar a estar no controlo.

O jogo é extremamente envolvente e apelativo, em parte também devido aos efeitos sonoros que são extraordinários. Os próprios apelos dos elementos da tribo, embora longe de serem reconhecíveis como língua, atravessam-nos e impelem-nos de imediato à ação.

Neste jogo de estratégia poderá assistir a tsunamis, um dos eventos mais fortes a nível visual. Estes, poderão inclusivamente varrer, por completo, a aldeia da sua tribo. Este jogo, imensamente emocional, é um título único que merece atenção.

Aprecie - e controle - também os vulcões. Seja responsável pelas erupções e pelo trajeto que a lava percorre. Proteja a sua tribo e auxilie-a no seu destino. Controle o nível da água dos lagos, contrua - ou destrua - montanhas. Você é Deus.

Um título que peca apenas por ser um pouco curto e que, no final, deixa a desejar mais cenários e uma viagem mais longa. Vale, ainda assim, muito a pena adquiri-lo e experienciar todos os fenómenos, fisicamente corretos e extravagantes.

Disponível não só para PC como também para a PS3 e a Xbox 360, este jogo irá devorá-lo por dentro até conseguir alcançar o objetivo final. E a partir desse momento, poderá estar certo de que deixará saudades. Por isso, não se admire se, mais tarde, voltar a pegar nele novamente, desde o início, para desfrutar novamente e com mais tranquilidade de cada um dos cenários do jogo.