Os Jogos Portáteis

Para efeitos práticos, vamos considerar como jogos portáteis todos aqueles que podem ser jogados em qualquer lugar e que podem ser transportados consigo. Assim, seja na forma de uma pequena consola portátil ou através de outras plataformas, como os telemóveis ou os tablets, todos estes sistemas serão aqui abordados.

Já vai longe o tempo em que o seu telemóvel vinha, de fábrica, com um, dois ou, com alguma sorte, meia dúzia de jogos. Os telemóveis evoluíram até ao ponto de possuirem um sistema operativo similar ao do seu computador, são os smartphones. Se ainda não investigou esta questão e é um adepto dos jogos, saiba que existe uma enorme variedade de jogos disponíveis para download, inclusivamente a partir do seu smartphone com ligação à Internet. No mesmo fluxo de ideias, de referir que os tablets possuem também um sistema que permite o download e instalação de diversos tipos de jogos, alguns deles muito divertidos. Ambos os sistemas possuem um cada vez maior número de títulos disponíveis, quer gratuitos quer pagos. No entanto, não espere o mesmo nível de gráficos que os que obtém num computador ou com uma consola dedicada.

É de referir, neste momento os jogos online, jogados através do seu navegador de Internet. Estes jogos, muitos gratuitos, outros com mensalidade ou com pequenos melhoramentos pagos, podem ser jogados em qualquer computador mas também nos telemóveis ou tablets. Por esse motivo, fazem também parte desta lista.

No caso das consolas portáteis, a versão mais pequena e compacta das grandes consolas, incluem-se a nintendo DS, a nintendo 3DS, a PSP e a PS Vita. Não cabe no contexto desta página uma exaustiva comparação entre elas, no entanto vamos referir alguns pormenores e caraterísticas essenciais.

No que toca aos sistemas da Sony, a PS Vita é a nova geração que pretende substituir a atual PSP. É possível, aliás, já adquirir a PS Vita, assim como ainda é possível adquirir a PSP. Estamos, portanto, numa fase de transição. Se quer apostar no futuro, aposte na PS Vita, a qual melhora consideravelmente as caraterísticas da PSP.

No lado da concorrência, encontramos a nintendo DS e a nintendo 3DS. Neste caso, também, a 3DS é a nova geração da DS, apesar de ambas estarem disponíveis para venda. A nintendo 3DS tem uma tecnologia nova que permite jogar em 3 dimensões sem a utilização de qualquer tipo de óculos. Este efeito pode ser diminuído ou desligado por completo. Existem muitos outros aspetos nos quais a nintendo 3DS supera a sua irmã mais velha pelo que, se estiver a considerar esta marca, a 3DS é uma melhor aposta.

Esperamos que esteja mais esclarecido sobre os diferentes tipos de jogos portáteis existentes e as diversas soluções que pode utilizar.