A Eterna Batalha: Mac vs PC

Durante muito tempo - e se calhar por muito tempo mais - a questão de qual o melhor sistema operativo tem ocupado a mente de muitas pessoas. Mac OS ou Microsoft Windows, qual o melhor? A pergunta levanta muita polémica e há diversos pontos a considerar. No entanto, aqui vamo-nos focar apenas no aspeto do desempenho de ambos os sistemas em termos de jogos.

Se é verdade que nenhum computador pode ser definido unicamente em questões de sistema operativo, também é verdade que o sistema operativo é uma peça-chave no desempenho de um computador. Poderá já saber que os computadores da Apple possuem o Mac OS e que este é um dos melhores sistemas existentes, graças à sua estabilidade, facilidade de utilização, interface gráfica e desempenho rápido. Por outro lado, o Windows tem evoluído consideravelmente desde as suas versões iniciais e é extremamente maleável nos sistemas físicos em que pode ser instalado.

Em questões de jogos, é necessário considerar, então, os sistemas Mac vs PC. Um dos problemas essenciais no que toca ao Mac OS foi sempre a questão da compatibilidade. É necessário que as empresas que desenvolvem software o façam com o Mac OS em mente. Tendo em conta que a fatia de mercado é muito menor para este sistema operativo, há uma certa tendência para que seja ignorado. Assim, é natural que, para muitos jogos, não consiga encontrar uma versão para Mac. Já o oposto é virtualmente impossível, quase todos os jogos existem em versão para Windows.

Se deixarmos de lado o desempenho profissional, como a edição de vídeo, a edição e criação de gráficos ou efeitos sonoros - no qual o Mac sai claramente vencedor - o sistema da Microsoft é dos melhores para correr os seus jogos. Não é que, neste caso, a grande diferença esteja em termos de hardware - os componentes físicos do seu computador, como a memória, a placa gráfica ou o processador - mas sim da forma como o sistema utiliza os seus recursos. Simplesmente, o Mac OS não foi desenhado para correr jogos.

Não é que o Mac OS não consiga correr jogos, pois fá-lo. No entanto, encontrará muitos mais títulos compatíveis com o Windows e este irá executá-los muito mais fácil e graciosamente. Assim, o melhor sistema operativo para jogos é, em jeito de conclusão e na nossa opinião, o sistema da Microsoft.