Os Principais Sistemas de Jogos

Nesta secção vamos falar com maior detalhe das caraterísticas das melhores consolas existentes no mercado. Não existem muitos sistemas de jogos a competir, mas todos os que existem são verdadeiramente bons naquilo que fazem. Neste capítulo consideramos todos os sistemas autónomos mas fixos, que requerem a ligação a um monitor externo e fazem uso de diversos periféricos, como, por exemplo, comandos ou pistolas.

Uma das consolas mais conhecida é, seguramente, a Playstation. Atualmente na sua terceira versão, a PS3 é uma consola que possui um mercado bem consolidado e com uma oferta bastante vasta em termos de títulos de jogos. Em relação à consola em si, ela está muito bem equipada. Possui, desde logo, ligação à sua rede sem fios, permitindo acesso sem custos aos jogos online. Também é de referir que a consola possui uma drive de discos blu-ray, a qual lhe permite assistir filmes em alta definição. O sistema também tem uma função de melhoramento dos comuns DVDs, permitindo melhorar o aspeto da imagem dos filmes.

No que toca à Xbox 360, este sistema de jogos da Microsoft tem também um mercado bastante consolidado. Lançada cerca de um ano antes da PS3, conseguiu cativar muitos jogadores. Embora seja um sistema considerado robusto, tem custos mais elevados do que a concorrência, uma vez que é necessário adquirir também um módulo de ligação à rede sem fios, caso deseje utilizar a Xbox 360 para aceder à Internet. Isto é necessário para poder jogar online. No entanto, esteja atento aos custos da assinatura do pacote Live, o qual é necessário para aceder e jogar os jogos online. Apesar disto, existe uma grande comunidade de jogadores online na Xbox 360, o que poderá compensar se for este o seu intuito.

Em relação à Nintendo Wii, esta consola foi a que, talvez, tenha mais revolucionado o mercado dos jogos ao introduzir uma nova forma de interagir com os mesmos. Estamos a falar, naturalmente, dos comandos sensíveis ao movimento. Esta nova forma de jogar foi o que catapultou esta consola para o sucesso. Abaixo das restantes consolas, no que toca aos gráficos e aos títulos disponíveis, o ponto forte da Wii é a forte interação que cria entre as pessoas. A diversão é o ponto chave da consola, não os gráficos ou as suas capacidades de jogos online - algo muito mais limitado do que a concorrência. A Nintendo Wii é, provavelmente, muito mais adequada a famílias, com crianças, para diversão em conjunto.

Qualquer que seja a sua escolha, todas as três consolas apresentam-se como excelentes plataformas. Decida qual a melhor para si e divirta-se!