Apreciação do The Settlers 7

O jogo The Settlers 7 é o último título da saga que tem por base o desenvolvimento socio económico de um povo, a construção de um império e a aniquilação dos inimigos. Se gosta dos jogos em que está à frente de uma civilização, controla a obtenção de matérias primas, transformação das mesmas e produção, bem como da estratégia militar, este é um jogo fascinante que irá prender a sua atenção durante dias.

Com este último título, a Ubisoft criou um mundo paralelo com uma grande capacidade de envolvência. Gráficos avançados, efeitos visuais de nuvens, chuva, sol, entre outros, contribuem para o cenário de forma nunca antes vista num jogo do género.

Existe uma enorme liberdade na forma como o jogo é jogado. Pode contruir quase livremente aquilo que entender e existe uma panóplia de edifícios. Naturalmente, há uma sequência lógica, não fosse este um jogo de estratégia e, caso tome decisões menos adequadas, irá ter dificuldades em avançar ou poderá até ter os seus cidadãos a reclamar!

Este é um jogo de contrução de impérios, tipicamente, mas é também mais. A sua vertente militar confere-lhe alguma parte de estratégia. No entanto, se procura um jogo focado neste aspeto, este não será a melhor escolha, pois esta componente não está muito desenvolvida. Essencialmente, cumpre-lhe desenvolver a sua cidade até ao ponto de ter recursos suficientes para recrutar o seu exército. Não é possível controlar unidades individuais nem o trajeto que tomam. Em termos de guerras o processo foi muito simplificado e o enfoque está na economia e no desenvolvimento do seu império.

Com o avançar do jogo ser-lhe-ão dadas cada vez mais tarefas e objetivos a serem cumpridos. Faça-o e veja a sua personagem receber novos títulos e promoções. Também de realçar que não é possível morrer neste jogo, o que, embora se torne pouco realista, acaba por ser uma mais-valia, eliminando a frustração de certos cenários mais difíceis.

Conte também com animais selvagens que irão atacar o seu povo! Lobos e ursos fazem parte da fauna envolvente ao seu reino e terá que lidar com eles.

Um jogo muito divertido e apelativo para os amantes do género e que não pode passar desapercebido. Muito recomendado!